18 de mar. de 2010

Troca

Ontem eu tava assistindo o Filme O mundo Imaginario do Dr. Parnassus o filme se baseia numa aposta feita entre Dr. Parnassus e o Diabo na luta por almas, caso o Dr ganha, ele ganha a imortalidade e se o Diabo ganhar tem a alma do sabio Dr. então o filme começa e então é apresentado o talento do dr de manipular a mente humana atraves dos desejos oculto as pessoas... Eis que num dado momento eu começo a me perguntar meu desejo mais secreto... E sem duvida é a ACEITAÇÃO.

Tenho uma extrema falta de segurança, uma incrivel mania de achar que o mundo esta conspirando contra mim. e con isso necessito veementemente de SER ACEITO. com isso vou errando, errando, errando na tentativa de ir atras da perfeição, ser o amigo perfeito, o namorado perfeito, o profissional perfeito, o filho perfeito. ahhh cansa isso. to cansado de buscar o impossivel, de buscar a perfeição, isso não existe MESMO.

Voltando o filme se baseia na Troca. felicidade momentanea pela alma. Mas o que representa essa troca? a luta infindada pela felicidade? a luta desgastante pela aceitação? ou auto-afirmaçao?

o que me importa realmente se eu gosto de uma pessoa e ela não gosta o suficiente d mim? Quem estará sendo iludido a final? Eu. tendo em vista que eu optei me impus essa situação.

Engraçado que troca pode ser defeituosa. voce pode se entregar ao amor, se entregar a amizade e não receber nada em troca. Quem no final vai estar se magoando? diferenta da resposta anterior, EU, no caso não saio ferido nessa troca. mas a outra pessoa que sai. Quem foi que disse que troca sem retorno não dá em nada. AFIMO DÁ SIM. a gente aprende, sabe como fazer da proxima vez, nao se entregando menos, mas se entregando certo.

Apesar de andarem de mãos dadas a Lei do retorno não se aplica da mesma forma. No amor dar sem troca a pessoa acaba enjoando daquilo vai em busca de algo melhor mais concreto, mesmo que ao tal amor não lhe faça mal, esteja apenas parado. Agora na amizade o jogo é inverso se voce se dedica a amizade e essa amizade fica parada, voce continua se dedicando. o que tem demais em amar(como amigo) uma pessoa e essa pessoa não te amar, mas sempre te ouve, conversa, expoe opiniões, sempre tá ali te ajudando, mas não te ama da mesma intensidade. Vai ver essa sim é uma amizade mais realista e mais concreta que qualquer outra. porque essa não vai se importar em falar coisas que magoam, mas que voce tem qeu ouvir... O importante na amizade nem sempre é 100% de fidelidade e troca mas sim respeito.

E o mundo imaginario do dr.parnassus diz isso, sobre a mentira aparente e a mentira real. quem se entrega ao Dr. Parnassus é um sem amigo, sem esperança, sem ninguem. É aquele que busca algo que ainda nem mesmo sabe e entra dentro de um espelho apenas para se satisfazer mesmo que momentaneamente...


Agora me diz VOCÊ. Entraria no Mundo imaginario do Dr. Parnassus mesmo tendo amigos e pessoas que não te amam da mesma forma que voces a amam... mas que se importam com você?


#2beijos a gente vai se falando durante a semana... X.O.X.O